top of page

Rotulagem Nutricional: Enfrentando Desafios em Âmbito Global

Gabrielly Hage



Você já se pegou pensando em quantos % de açúcar tem um determinado alimento? Ou se determinada marca produz alimentos com glúten ou lactose? Pois então você já tem consciência da importância da rotulagem nutricional dos produtos que consumimos. Seja por cultura, saúde ou vaidade tem sido cada vez mais frequente o número de pessoas que se importam com as características de cada alimento que consumimos, o que comemos e o que deixamos de comer tem ganhado uma atenção especial dos consumidores e com isso tem gerado mudanças nos padrões de regulamentação ao redor do mundo, mas será que todos eles são iguais? Quais são os desafios na rotulagem nutricional internacional? Quais seriam os principais agentes que interferem nessa padronização? É o que eu te convido agora a descobrir junto comigo. 


Todos os rótulos são iguais no mundo inteiro?


Essa é uma pergunta que podemos fazer principalmente se temos intensão de ir para outro país. Para termos uma reposta precisamos descobrir quais são os principais órgãos regulamentadores de no mínimo cada continente. 

Cada território tem seu órgão regulamentador, em alguns locais, porém, é possível observar a adesão aos padrões de uma mesma entidade. O continente asiático, por exemplo, tem estudando a ideia de padronizar suas etiquetas nutricionais segundo a vigência da Agência de Alimentos e Medicamentos da Indonésia (BPOM) e da Administração de Alimentos e Medicamentos da Tailândia (TFDA). A União Europeia, por outro lado, utiliza os serviços da Agência regulamentadora Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), embora outros países europeus não façam parte da U.E. e tenham suas próprias instituições. Na Oceania podemos observar a atuação majoritária da Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) e quando se trata das Américas, podemos dar ênfase no Brasil com a nossa principal Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e nos Estados Unidos da América com a Food and Drug Administration (FDA) como as principais companhias de vigilância sanitárias. 

Isso nos leva a acreditar que há uma diferença no modo em que esses produtos alimentícios são registrados. Um refrigerante comercializado em todo o mundo ou na maior parte dele, por exemplo, antes de chegar nas prateleiras o mesmo precisa passar pela vigilância sanitária e receber sua marca de aprovação do país desejado. Mas por que eu, como produtora desse refrigerante que já recebeu o selo de aprovação da agência regulamentadora do meu país, preciso ver meu produto ser inspecionado novamente? É o que veremos a seguir.


Quais são os principais desafios de rotulagem nutricional ao redor do mundo? 


Todos sabemos que nenhum país é igual, seja por cultura, clima, características físicas, todos têm uma personalidade própria e essas diferenças não interferem somente na intensidade do impacto que temos ao conhecer esse novo território, interfere também na forma de comemos. 

Os Estados Unidos da América, por exemplo, enfrentam diariamente problemas com diligências normativas visto que a FDA está constantemente fazendo mudanças nas normas de rotulagem nutricional, além de enfrentarem problemas com as diferentes exigências por estado, na falta de clareza dos rótulos e o analfabetismo nutricional dos seus consumidores e a corrupção dentro do marketing gerado embasado em propagandas enganosas de algumas empresas. Essas adversidades muitas das vezes se repetem em outras partes do mundo também.

O idioma e o alfabeto muitas das vezes também é um desafio para quem regula os rótulos nutricionais, porém dificulta por ser uma barreira muitas das vezes entre a empresa e o consumidor, além da cultura alimentar de alguns países não aceitarem certos alimentos ou até mesmo pela preferência da ênfase de certos ingredientes específicos para aquele lugar ao invés de outros que às vezes é um senso comum entres a maioria dos países. 


E onde a Núcleo Consultoria Jr. entra nesse assunto? 


Nós do núcleo estamos constantemente de olho no que rola por aí em termos de Rotulagem Nutricional, afinal também precisamos estudar o que há de novo no mercado para podemos ficar sempre atualizados e melhor atender as demandas dos nossos queridos clientes. Por isso oferecemos um serviço de qualidade para dentro das normas do órgão regulamentar e do esperado pelo cliente.

E você? Será que seu produto atende as normas de rotulagem nutricional?



コメント


Informações:

Nossa empresa:

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook

@nucleoconsultoriajr

Núcleo Consultoria Jr.

Núcleo Consultoria

Somos uma Empresa Júnior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), constituída por estudantes de Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Farmácia. Trabalhamos com profissionalismo e com a orientação de nossos professores, resultando em projetos de qualidade e com preços abaixo do mercado. 

Serviços:

  • Manual de Boas Práticas

  • Código de Barras

  • Neutralização de CO2

  • PGRS

  • PGRSS

  • Rotulagem Nutricional

  • Design de Rótulos

Icone imagem de email/carta

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados

UFRRJ - Campus Seropédica - Ineagro box 9
bottom of page