• Caroline Figueiredo

Quais as formas de se preparar para o mercado de trabalho durante a graduação?

Você sabe quais as melhores e principais formas de se preparar para o mercado de trabalho e ganhar destaque durante a graduação? Hoje a Núcleo pode te responder.



Se preparar durante a trajetória acadêmica é de essencial importância para um estudante, mas como fazer isso? Talvez essa seja uma das perguntas que mais abalam os universitários, que por muita das vezes se preocupa apenas em focar todas as suas energias nas matérias obrigatórias da estrutura curricular se esquecendo das oportunidades que a universidade pode lhe proporcionar para que o mesmo cresça e se desenvolva como profissional.

Portanto, hoje daremos dicas essenciais para você sair da sua zona de conforto e colocar a mão na massa o quanto antes! Além disso, neste artigo você aprenderá que oportunidades de crescimento não dependem exclusivamente de você pertencer a certo grupo, você pode obter evolução profissional e estar mais preparado para os desafios que te esperam após a graduação de diversas maneiras.

Quer descobrir quais são essas maneiras de que tanto falamos? Então venha imergir no assunto com a Núcleo.

O primeiro ponto que você precisa saber é que nas Universidades existem diversas extensões Universitárias que podem te ajudar a se desenvolver durante a graduação oferecendo a possibilidade de participar de projeto reais e que te façam experimentar certas áreas ligadas a sua graduação.


Além disso, nesses projetos existem chances reais de poder desenvolver habilidades técnicas e comportamentais importantes para o mercado de trabalho a partir de treinamentos e da própria vivencia diária e tudo isso de forma descontraída que te façam explorar suas habilidades e permita que você evolua na sua jornada.

Ou seja, com essas oportunidades você vai começar a entender como funciona o mundo corporativo e como se comportar nesse ambiente profissional, além da possibilidade de Networking pois sua gama de contatos pode ampliar muito!

A seguir iremos listar algumas dessas possibilidades de organizações universitárias e como você pode alavancar na sua carreira e, consequentemente, entrar no mercado de trabalho mais preparado.

As organizações universitárias surgem como uma grande ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional para o aluno proporcionando-o uma trajetória acadêmica mais dinâmica e proveitosa.


Exemplos de organizações que podemos participar durante a graduação são:

  • Atlética Centrais;

  • Empresas Juniores ligadas ao seu curso;

  • Iniciações Cientificas que podem te proporcionar mais conhecimento em diversas áreas especificas de estudo;

  • Diretórios Acadêmicos;

  • Organizações de Eventos ou Semanas Acadêmicas;

  • Trabalhos Voluntários.

Listamos oportunidades de organizações estudantis que podem te ajudar a se desenvolver durante a graduação mas, como podemos começar a obter mais preparo profissional e crescimento?

Uma boa dica é procurar e listar as opções de extensões universitárias que combinem com seu curso e principalmente, com você. Estudar sobre essas extensões e projetos são de extrema importância.

Na empresa Junior Núcleo Consultoria, por exemplo, são disponibilizados diversos treinamentos de aprimoramento pessoal que poderão te ajudar a ter uma visão mais ampla de mercado de trabalho e como funcionam seus mecanismos, te proporcionando senso de organização e trabalho em equipe. Além disso, você poderá participar de projetos e ter contato real com clientes.

Ademais, durante sua trajetória na Núcleo você poderá participar de eventos que podem proporcionar saberes que, muitas das vezes, não terá em sala de aula, onde há chances de vivenciar experiências de profissionais bem sucedidos e que já estiveram em nosso lugar.


Dessa forma, é possível que agora mesmo você comece a sair da sua zona de conforto e buscar conhecimentos a mais e comece a acreditar na possibilidade de evolução profissional e acadêmica, assim, de fato, todas essas atividades vão te ajudar a se desenvolver na graduação e ficar com um currículo forte e bem visto, além das experiências e capacidade que você poderá desenvolver e contatos que irá criar fora e dentro da Universidade, o que pode também trazer oportunidades futuras.


#desenvolvimentoprofissional #universidade #faculdade #mercadodetrabalho #graduação #curriculoacademico