• Gabriely Biancamano

Novos hábitos alimentares e preocupação com o que é consumido

Atualizado: Jun 21

Já se perguntou a respeito da importância de saber o que comemos? Nesse artigo, você irá conhecer vários motivos para tal, dá uma conferida:


Sua alimentação preocupa você? A busca por novos hábitos alimentares sempre foi algo feito pela sociedade com o objetivo de manter uma vitalidade. Atualmente, pessoas que nem analisavam aquilo que comiam desenvolveram uma preocupação com a alimentação por medo de estarem ingerindo mais calorias do que deveriam.


Afinal, por conta da pandemia estamos passando mais tempo dentro de casa e muitas vezes isso nos induz a ingerir mais nutrientes do que precisaríamos, não é mesmo?


E como saber, o que e o quanto você está consumindo? Fique tranquilo, pois isso pode ser solucionado através da Rotulagem Nutricional. O rótulo possui a função de orientar ao consumidor, sobre os constituintes dos alimentos que irá adquirir com o objetivo de fornecer segurança e informações, é uma forma de comunicação clara entre o produto e o comprador que o auxilia na decisão da compra.


A rotulagem nutricional é um critério exigido por lei, no Brasil é regulamentada pelas Resoluções de Diretoria Colegiada (RDCs) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que orienta, fiscaliza e exige possuir rotulagem todos os alimentos e bebidas embalados na ausência do consumidor. Os produtos que estão isentos dessa exigência são: bebidas alcoólicas, água, café, erva mate, chá, frutas, vinagre, sal e outras ervas sem adição de outros ingredientes (como leite ou açúcar).


Os rótulos são padronizados e neles devemos encontrar listados: ingredientes, origem (fabricante), prazo de validade, lote, informação nutricional, identificação de alergênicos, conteúdo líquido e instruções de preparo. É importante ressaltar, que a lista de ingredientes deve estar em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostraram que níveis de nutrição adequada podem aumentar a produtividade em até 20%, isso nos faz perceber que ter uma alimentação balanceada não ajuda somente na manutenção do peso como também é capaz de auxiliar no aumento do foco, na melhoria da atenção e no fortalecimento da memória.


Com a rotulagem nutricional você pode saber aquilo que está consumindo, e assim é mais fácil de manter um consumo alimentício equilibrado, ter uma rotulagem na embalagem também atrai credibilidade para a marca, pelo fato de que o cliente sente que o produtor se importou em fornecer não só um produto de excelente qualidade, como também as informações necessárias do que foi fabricado.


Além dessas vantagens, ter o fornecimento de informações nos rótulos dos produtos previne riscos, pois existem clientes que possuem determinadas intolerâncias ou alergias a alguns componentes como: ovos, peixes, amendoim, soja, avelãs, nozes, látex natural, castanhas, crustáceos, trigo, cevada, entre outros. Também existem indivíduos com doenças como hipertensão, obesidade e diabetes que possuem restrição alimentar e precisam saber aquilo que estão consumindo para garantir um bem-estar.


A partir do momento que reconhecemos a importância de consultar o rótulo e nos adaptamos a fazer isso antes de comprar um determinado produto, criamos maior consciência daquilo que estamos consumindo por saber o quanto estamos ingerindo de cada componente, diminuindo assim a preocupação com a nossa alimentação. Tudo que é elucidado gera confiança, a rotulagem nutricional é a forma de você, empreendedor, ser claro com seus fregueses, conquistar a confiança deles e por consequência disso, gerar um aumento nas suas vendas.


Se você é um trabalhador que quer impactar a vida dos seus clientes, promovendo a diferença por onde seu produto chegar, entre em contato conosco, nós da Núcleo Consultoria teremos satisfação em produzir tabelas nutricionais para suas embalagens, com alta peculiaridade e com um dos menores preços do mercado.


Faça seu pedido agora clicando aqui! Não deixe para amanhã o investimento que você pode começar hoje!




#rotulagemnutricional #rotulagemanvisa #tabelanutricional #habitossaudaveis #alimentaçãosaudavel