top of page

Importância das Boas Práticas durante Grandes Eventos

Atualizado: 6 de nov. de 2023

Você sabia, que o Brasil é conhecido como o “País do Futebol”?

É o esporte de maior influência na cultura brasileira, e por consequência, há movimentação na economia durante partidas de futebol.

O seu empreendimento está preparado, para acolher da melhor forma a alta de clientes durante esses eventos?



O Brasil acolhe diferentes públicos durante todo o ano, entre eles há jogadores de diferentes nacionalidades, estrangeiros para assistir jogos e conhecer a cultura do futebol em que há no país. Além disso, se tem uma movimentação da economia, devido a reuniões comemorativas durante os jogos ou em relação ao esporte.


Diante disso, é necessário ter definido as boas práticas necessárias para um bom funcionamento do estabelecimento. Isso é obtido por meio da construção de um manual de boas práticas, que irá orientar inclusive durante a alta demanda.


O manual de boas práticas contém descrição de todas as atividades feitas pelo estabelecimento, como no adquirir e cuidado com matérias-primas, equipamentos, no preparo do produto ou serviço, no armazenamento, no transporte, na higiene e na segurança. Com finalidade, de se obter qualidade do serviço ou produto, agilidade e otimização. Uma ressalva importante, é a exigência do manual pela ANVISA (Agência Nacional de vigilância Sanitária) para estabelecimentos alimentícios, farmácias e drogarias


Sabe que há probabilidade de ocorrer casos de intoxicação alimentar durante grandes eventos?


A alta de clientes em restaurantes e bares necessitam de uma organização e agilidade, devido à alta demanda. Visto isso, uma equipe despreparada causar uma alta probabilidade de erros durante um dos processos do atendimento. Como a negligência com a higiene, o descarte incorreto de resíduos, o atraso no atendimento e na entrega, o fornecimento de matéria – prima de baixa qualidade e erros durante o manuseio dos ingredientes, causando desperdícios ao proprietário.

Desse modo, é necessário definir as etapas de cada atividade. Para que, possa obter aprovação do órgão fiscalizador e assegurar qualidade ao cliente. Proporcionado uma alta em seu negócio, e se favorecer de grandes eventos para ter uma alta na economia de ser empreendimento.


Os benefícios de ter o seu estabelecimento regularizado são:

  • Produção ou prestação de serviços otimizadas, por funcionários capacitados;

  • Estar preparado para prestar serviços eficientes, em situações de alta demanda;

  • Evitar desperdícios durante um momento em que, se pode aumentar seus lucros;

  • Estar de acordo com as normas higiene-sanitárias do órgão sanitário vigente, para se obter aprovação;

Para seu empreendimento usufruir de um ganho econômico, é importante a implementação do manual de boas práticas, para se obter uma regulamentação.

Ela inicia com um estudo sobre todas as atividades do empreendimento, para confecção de procedimentos operacionais padronizados (POPs) anexados ao manual, em que fornecerá aos funcionários a descrição das atividades a serem prestadas. Além disso, deve haver instruções sobre a higiene, abastecimento de água, utilização de cada equipamento, formas de aquisição, armazenamento e transporte de acordo com as leis vigentes para os tipos de estabelecimento.

Logo, seguir as boas práticas auxilia ao empreendedor a se desenvolver, e não perder a oportunidade, para se ter um ganho econômico.


Então, já tem o seu?


Se não, é importante o implantar o mais rápido possível. Isso pode parecer complexo, mas nós da Núcleo Consultoria estamos a disposição para o auxiliar. Pode encontra-lo como um dos nossos serviços, em nosso site ou entrar em contato também por meio de nossas redes sociais.





bottom of page