top of page

Impacto da nova rotulagem nutricional em países da América Latina

Você sabe como funciona a nova rotulagem nutricional? E no que essa mudança pode impactar?


Vamos descobrir a importância de saber o que tem no nosso prato e como a rotulagem dos alimentos pode transformar a relação com a comida e ajudar a nossa saúde.


Muitas vezes vemos os rótulos e não sabemos muito bem para o que eles servem, mas a rotulagem nutricional é necessária por inúmeros motivos importantes: informar o consumidor o que tem naquele produto, deixá-lo consciente sobre saúde, facilitar escolha de alimentos e promoção da saúde pública.




Como funciona as novas rotulagens nutricionais?


Vamos aos mercados e reparamos que há a diversos alimentos com uma nova rotulagem, observando que vem na parte da frente um alerta sobre os teores.


Ex: “alto em sódio”, “gordura saturada” e “açúcar adicionado”.


Essa nova rotulagem, a ANVISA colocou vigor no dia 9 de outubro de 2022 e as mudanças que ocorreram foram: tabela passa a ter apenas letras pretas e fundo branco, é obrigatório a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, a tabela deve estar localizada próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua e a nova rotulagem frontal.


Alguns produtos são isentos, como: café, água, chá, ervas, bebidas alcoólicas, mate, sal, frutas, vegetais e vinagre.


O que é a rotulagem frontal?


A rotulagem frontal é a maior inovação das novas regras de rotulagem da ANVISA, é um símbolo informativo na parte superior na frente das embalagens.


Com a ideia principal de deixar claro para o consumidor o alto nível de um determinado nutriente, sendo relevante para a saúde.


Como as novas regras de rotulagens trazem algum impacto?


A América Latina está sendo a pioneira em implementar esses rótulos frontais para alertar o consumidor sobre uma quantidade excessiva de nutrientes e ingredientes.


Essa é uma estratégia da saúde pública para enfrentar o aumento de produtos ultra processados que são extremamente prejudiciais à saúde.


O impacto da nova rotulagem nutricional na América Latina está se tornando uma pauta cada vez mais relevante e necessária para garantir a saúde e bem-estar de todos.


O Chile foi o primeiro país da América Latina a adotar a rotulagem nutricional frontal em 2016 e também proibir produtos com essa rotulagem de serem vendidos em escolas ou terem personagens infantis nas embalagens, evitando qualquer incentivo para crianças e adolescentes a consumirem esses produtos.


Através de pesquisas foi comprovado a mudança de comportamento da população devido à presença dessa rotulagem, produtos que levam essa advertência de “alto em” caíram o consumo de 51% para 44%.


Mostrando assim que a população chilena está mais consciente em relações aos alimentos ultra processados que fazem mal.


Além do Chile e Brasil, países como Uruguai, Peru e Argentina também implementaram essa rotulagem frontal e vêm apresentando resultados positivos.


Qual a ideia principal dessa mudança na rotulagem?


A ideia principal, através dessa estratégia, é deixar de forma clara e simples para todos que um determinado alimento pode fazer mal à sua saúde e, por meio disso, criar uma população mais consciente com hábitos mais saudáveis e assim evitar o consumo de alimentos como: salgadinhos, biscoitos, sucos, refrigerantes, chocolates, entre outros produtos processados.


Sendo um método de combater doenças como: obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.


Importância da nova rotulagem 


Essas mudanças nas rotulagens estão acontecendo em inúmeros países da América Latina e são um passo importante para ajudar as pessoas a comer de forma mais saudável e consciente.


Para essas mudanças na rotulagem nutricional tenham o máximo de impacto, é importante que as empresas e microempreendedores sigam todas as novas regulamentações da ANVISA


Entendendo essa importância, nós da Núcleo Consultoria Jr. nos disponibilizamos para realizar esse tipo de serviço profissional e de qualidade, seguindo as normais mais atualizadas da ANVISA e por um preço justo, que pode evitar multas por fiscalização da vigilância, ajudar na sua credibilidade e poder ajudar no índice de vendas.






Comments


bottom of page