• Isabella Franklin

Gestão de pessoas: Ferramentas e como aplicá-las

Existe um fator essencial se você busca o sucesso e o crescimento da sua empresa: o capital humano. Essa ideia é compartilhada pelas maiores organizações do mundo hoje e, com isso, alcançam resultados extraordinários e lideram o mercado. Assim, esse artigo busca fornecer ferramentas para uma gestão de pessoas eficiente, que servem não apenas para motivar, mas também para entender os profissionais que constituem a sua organização. Ficou interessado? Confira esse artigo e aprenda como liderar no mercado!



Afinal, o que é a gestão de pessoas?


Quando se fala em Gestão de Pessoas - GP, você tem dimensão da importância e impacto que esse setor faz na sua companhia? A Gestão de Pessoas consiste em um setor estratégico que elabora ferramentas de gerenciamento eficiente do capital humano, fazendo não só isso, como também definindo a cultura organizacional, procedimentos, metodologias, técnicas e práticas da instituição.


Porém, nem sempre os recursos humanos foram vistos como um bem tão valioso para as organizações. O servidor era visto apenas como mão-de-obra, cuja única utilidade era atender os objetivos da empresa, segundo a Teoria Clássica da Administração desenvolvida por Jules Henri Fayol.


O modelo de Fayol defendia um sistema onde apenas os líderes comandavam os processos de gerenciamento. No entanto, ao longo das décadas, a ineficácia desse modelo se tornou latente, e a visão unilateral de Fayol foi substituída por um sistema de gestão que fornecia a valorização e reconhecimento do serviço dos profissionais.


Esse modelo deu início ao que hoje denominamos Gestão Humanizada, que está relacionada a ações estratégicas como: capacitação, motivação, engajamento, desenvolvimento e valorização.

Pensando em colocar esse sistema em prática para aumentar exponencialmente a produtividade da sua empresa? Aqui vão algumas dicas.


As 5 Ferramentas Essenciais para Gestão de Pessoas Eficaz


Agora vamos falar sobre as ferramentas essenciais para aumentar a produtividade de uma equipe, e como aplicá-las na sua empresa. Com essas ações, são garantidos não só benefícios materiais, como valiosos incrementos na qualidade de vida de seus colaboradores.


1. Realização de Onboarding


Já sabe o que é um ‘Onboarding’? Traduzindo do inglês essa palavra significa “integração”, logo, como o próprio nome já sugere, essa ferramenta é utilizada a fim de certificar o alinhamento de todos os funcionários com a organização. Essa ferramenta se faz necessária, principalmente, no primeiro contato do funcionário com a sua empresa. O treinamento preliminar desenvolvido pelo Onboarding, possibilita a alta performance e o conhecimento da equipe sobre a cultura e funcionamento do sistema.


Ansioso para aplicar essa ferramenta? Aqui citamos alguns tópicos essenciais para serem tratados no seu Onboarding, que são:


· Visão ampla da instituição;

· Hábitos organizacionais;

· As atividades exercidas pelo colaborador em questão;

· Expectativas quanto a seu trabalho;

· Introdução à sua equipe e líderes;

· Definição de objetivos e metas.


Como é essencial que esse processo seja realizado em toda admissão de funcionários, recomendamos que haja uma padronização de abordagens e ferramentas que suportam a realização do Onboarding na sua empresa.


Uma dica valiosa é requisitar o feedback desse treinamento aos funcionários participantes, para que essa experiência seja sempre o mais eficiente possível.


2. Pesquisa de Clima Organizacional


A Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta bem comum entre as companhias de hoje, você já pensou em implementá-la?


Para que se possa introduzir essa ferramenta, é preciso que seja designado um orientador essencial relacionado às boas práticas de gestão. A Pesquisa de Clima Organizacional propõe um suporte à sua companhia ao mensurar o nível de engajamento, satisfação e motivação de seus funcionários, assim como também avalia a qualidade da infraestrutura disponibilizada e, também, detecta o impacto da liderança, seja de forma positiva ou mesmo negativa, na produtividade.


Como benefícios desta prática, temos de destacar: a possibilidade de agir efetivamente para manter o clima positivo, comunicação interna mais dinâmica, e aumento da satisfação e motivação da empresa em geral.


3. Pesquisa de Pulso


Como já deve ter imaginado pelo nome, pesquisa de Pulso ou Pulse checa o pulso momentâneo da sua organização, como se fosse um organismo. Trata-se de um instrumento que mapeia tendências e rotas organizacionais. Com ela se mede a eficiência das ações que estão sendo tomadas, demandando que as respostas sejam entregues com rapidez e agilidade ao responsável.


Já se viu em uma situação em que a sua organização precisava resolver um problema específico? Ou que precisava se alinhar para seguir novas tendências? Nesses tipos de situação o uso dessa análise se torna necessária para o desenvolvimento de soluções rápidas e eficientes. Com isso, é importante destacar que essa ferramenta costuma ser usada com mais frequência do que a de Clima Organizacional, por introduzir pesquisas mais dinâmicas, menos longas, que podem ser requisitadas para detecção e resolução de problemas, além de entender as mudanças que estão ocorrendo no seu setor. Normalmente são feitas em forma de questionários ou reuniões, em que são colhidas informações fornecidas pelos colaboradores e se obtém o suporte necessário para que os objetivos que sua empresa precisa no momento sejam alcançados.


4. Plataforma de Capacitação


Ao passo que sua corporação se encontra em um contínuo processo de crescimento, o investimento nos profissionais contratados é essencial para qualificá-los e alinhá-los aos objetivos e metas da companhia. Com isso, se elimina deficiências, aprimora habilidades e potencializa os resultados de seus colaboradores. Impressionante o que essa ferramenta é capaz de fazer, não? Em seguida te explicaremos como ela funciona e como implementá-la.


Ao utilizar treinamentos na sua organização,é garantido um processo de constante capacitação e aprimoramento de talentos que ajudam a impulsionar à organização. Com isso, o investimento nesse setor se torna uma das melhores técnicas para a sua gestão estratégica.


Uma maneira interessante de disponibilizar esses cursos seria por meio de uma plataforma online, para fornecer o máximo de conforto e flexibilidade ao funcionário. Além disso, princípios como autonomia e disciplina também são estimulados. Sugerimos que sejam feitas parcerias com plataformas já existentes de cursos online, assim você garante um conteúdo de qualidade aos seus colaboradores, sem ter o desgaste de desenvolvê-lo.


5. A cultura do Feedback


A cultura do Feedback é uma ferramenta muito valiosa e requer uma atenção especial. Por esse meio, todos os seus colaboradores, independente do grau hierárquico, podem obter os subsídios necessários para potenciar sua produtividade e extinguir comportamentos que geram impactos negativos.


Para melhor usufruir dessa estratégia é preciso que os feedbacks sejam contínuos, detalhados e esclarecedores. Também devem ser feitos sempre de forma particular e focado em desenvolver o potencial de cada funcionário.


Interessado em introduzir essa ferramenta em sua companhia? Uma dica para implementar essa cultura na sua empresa é a adoção de um sistema online que entrará para assegurar que esse procedimento seja eficaz e particular e, assim, realizar um histórico de todo o processo. Você sabia que hoje há várias plataformas que auxiliam nessa tarefa de fornecer enquetes e dados simultâneos? Podemos destacar o Pipefy ou mesmo o Google Forms como exemplos.


Se você gostou do nosso texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de seguir a Núcleo Consultoria para ficar sempre por dentro de novidades! Caso o nosso artigo não lhe agradou, escreva para a gente, para que assim possamos produzir conteúdos cada vez melhores! Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo e-mail comercial@nucleoconsultoriajr.com, temos uma excelente equipe a postos par a lhe atender.




  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados