top of page

Economia circular e PGRS: Estratégias para promover a sustentabilidade e a reutilização de resíduos sólidos.

Nicole Martins

Você tem reparado no calor que tem feito nos últimos meses? Quer saber quais são as estratégias usadas para tentar amenizá-lo nos próximos anos? Vem que te explico!


As ondas de calor no final de 2023 vieram para alertar a verdadeira situação climática que estamos vivendo e dar um spoiler do cenário que enfrentaremos, sendo um ano marcado pela crescente preocupação com os impactos da crise climática. 


Com isso, aflora-se no mundo a tendência da economia circular, uma nova forma de pensar a respeito do futuro com estratégias para atenuar os impactos negativos do consumo desenfreado, do excesso de geração de resíduos dos processos industriais, promovendo a sustentabilidade.



Afinal, o que é economia circular?


Oposto ao modelo econômico linear tradicional, que se baseia em "extrair, produzir, usar e descartar", o modelo de economia circular propõe um ciclo fechado assim como o ecossistema funciona de forma cíclica, com os seus ciclos biológicos.


Há um maior aproveitamento dos materiais e recursos que são utilizados pelo maior tempo possível e ao atingirem o fim de sua vida útil são recuperados e reintegrados à economia de maneira sustentável. Esse modelo abrange diversas estratégias, que incluem a reutilização de produtos, a reciclagem de materiais, a remanufatura e recondicionamento, a repotenciação e a redução do desperdício


Assim, é possível atingir o objetivo do modelo: a redução do consumo de recursos naturais e de geração de resíduos.


Em outras palavras, esse modelo vem transformando paradigmas econômicos tradicionais.


Para ficar mais claro como esse modelo econômico funciona podemos pensar em um smartphone que se tornou ultrapassado, este tem a possibilidade de retornar à fábrica de origem onde pode ser otimizado e comercializado novamente, lucrando com a ausência de desperdício e de forma que não prejudique o meio ambiente.


Outro exemplo é a utilização de rejeitos orgânicos por indústrias alimentícias para realização da compostagem, que, posteriormente, resulta em fertilizantes orgânicos sem risco de causar impactos ambientais negativos.


Sabendo da repercussão da economia circular, ficou com vontade de participar e não sabe como?  

Super fácil essa resposta!  A Núcleo Consultoria pode te ajudar nessa através do PGRS.


O PGRS (plano de gerenciamento de resíduos sólidos) é, em suma, um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados, guiando o manejo e descarte ideal

O encaminhamento e tratamento correto dos resíduos sólidos colabora com a economia circular que visa a utilização eficiente dos recursos disponíveis e o fechamento do ciclo produtivo, possibilitando o reaproveitamento e reciclagem. 


Desta forma, os resíduos são valorizados e reintroduzidos na cadeia produtiva como insumos.


Além de minimizar os impactos de ações humanas e tornar o meio ambiente mais saudável, a adoção da PGRS pode trazer também vantagens para a empresa, tais como:


- Redução de gastos financeiros


Para empresas que geram uma quantidade significativa de resíduos, pode haver redução de gastos com transportes, descarte, identificação de pontos de desperdício de insumos e aquisição de insumos.


- Reciclagem e reaproveitamento


A conscientização começa a fazer parte da empresa que adota o PGRS ao ponto de conseguir distinguir do próprio resíduo o que pode ser reaproveitado, tanto para uso próprio quanto para explorar novos negócios e parcerias. Consequentemente, isso também na reduz o volume de resíduos destinados a aterros.


- Marketing verde


Atualmente a sociedade se encontra mais atenta às questões sustentáveis e procura consumir de entidades engajadas nessas questões. Possuir o selo verde (certificação para produtos, serviços e empresas com ações de menor impacto ambiental e socialmente responsáveis) remete a um diferencial competitivo no mercado pois fortalece a imagem e reputação da empresa que adota essas práticas sustentáveis.


- Cumprimento de aspectos legais


A Lei nº 12.305/2010 estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina que todos os geradores de resíduos, previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, são obrigados a elaborar e executar o PGRS.


Portanto, conseguimos ver o quanto a economia circular e o PGRS estão inteiramente conectados, assim como não podemos mais negligenciar o impacto que o descaso das ações humanas causa ao meio ambiente. 

Ainda é tempo de mudar o cenário das futuras gerações e, nós, da Núcleo Consultoria, possuímos como missão impulsionar a sustentabilidade por meio de nossos serviços.


Se interessou pelo PGRS e quer fazer parte de um mundo mais verde? Entre em contato pelo site ou pelas redes sociais.


Comments


Informações:

Nossa empresa:

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook

@nucleoconsultoriajr

Núcleo Consultoria Jr.

Núcleo Consultoria

Somos uma Empresa Júnior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), constituída por estudantes de Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Farmácia. Trabalhamos com profissionalismo e com a orientação de nossos professores, resultando em projetos de qualidade e com preços abaixo do mercado. 

Serviços:

  • Manual de Boas Práticas

  • Código de Barras

  • Neutralização de CO2

  • PGRS

  • PGRSS

  • Rotulagem Nutricional

  • Design de Rótulos

Icone imagem de email/carta

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados

UFRRJ - Campus Seropédica - Ineagro box 9
bottom of page