• Renan Santos

Como planejamento estratégico influencia na tomada de decisão?

Atualizado: há 9 horas

Você já se sentiu inseguro com alguma decisão tomada? Já teve medo de ter optado pelo caminho errado? As tomadas de decisões são constantes em nossos dias e através do planejamento estratégico e, com este artigo podemos te mostrar como fazer as melhores escolhas.

Primeiro de tudo, você pode estar se perguntando "o que é Planejamento Estratégico?"

É simples, podemos dizer que é um processo de gerenciamento usado para traçar um plano que atinja os objetivos que foram definidos inicialmente. Nele, teremos a tática que a empresa usará para conseguir alcançar essas metas.

Achou difícil de entender? Pense nele como a tática que um treinador de futebol usa em seu time. No futebol, o objetivo é ganhar a partida fazendo gols então, o planejamento estratégico, neste caso, seria a tática escolhida pelo técnico que vai visar esse fim. É obvio que a mesma tática não vai funcionar em todas as equipes e nem em todos os jogos.

Agora, vamos entender como as estratégias são utilizadas, como no exemplo anterior, para se conseguir alcançar objetivos.

Essa ideia de planejamento é importante quando a usamos no processo de tomada de decisão, que é a escolha de um conjunto de ações, que tem como objetivo o alcance de metas.

Assim, podemos dizer que planejar é alcançar seus objetivos e que é o papel de sua estratégia fazer com que você e suas metas se conectem.

Porém, apesar de não parecer difícil, o mau uso dessa rotina pode gerar algumas complicações.

Você já se sentiu exausto após não render em um dia de trabalho? Já sentiu que mesmo você e seu time realizando muitas tarefas, não conseguiram avançar no projeto?

Antes de tentar analisar o processo de fazer escolhas, não podemos ter uma equipe ou membro sobrecarregados e o principal motivo para isso nos dias atuais é que, na maior parte do tempo estamos usando nosso tempo de forma operacional e não de forma estratégica.

Todo gestor, empreendedor ou qualquer pessoa que esteja por trás de um projeto precisa ter essa noção de gestão de tempo e, não deixar que os negócios venham a ser trabalhados de maneira operacional, em um modelo automático que, muitas das vezes, se mostra ineficiente.

O correto seria o contrário, "quanto mais tempo é dedicado para as estratégias, menos tempo gastamos no meio operacional".

Para definir a melhor estratégia, a empresa deve ter de forma clara seus três pilares: visão, missão e valores.

Pois, serão com eles em mente que todo o pensamento estratégico será gerido.

Com o amadurecimento desse conhecimento, é verdade que, hoje em dia para tomar uma decisão devemos usar a razão e o que temos de intelecto, assim teremos vários níveis para tabelar os processos de uma escolha, sejam eles: individuais; grupais e organizacionais.

Agora que você compreende, vamos para o tutorial de como tomar uma decisão através do planejamento estratégico:

1° - Definir o problema;

Podemos dizer que, definir um problema é projetar qual o tipo de decisão queremos e qual o nosso objetivo com ela.

2° - Ter um critério de decisão;

São os critérios que irão dar um norte para as nossas decisões, limitando nossas opções e deixando o caminho mais fácil.

3° - Medir os critérios;

Para um bom mapeamento dos critérios, precisamos mensurar a importância e a relevância de cada um.

4° - Criar alternativas;

Ver como um todo, quais serão as atitudes que precisam ser tomadas e que te  levarão ao  objetivo almejado inicialmente.

5° - Avaliar as alternativas;

Completamente dependente do 4° passo, no 5° devemos filtrar as melhores alternativas e refletir sobre como elas seriam aplicadas dentro do seu projeto.

6° - Tomar a decisão.

Após todo o processo, tendo as melhores alternativas na mesa perante todos os pré-requisitos já levados em consideração e tendo em mente todo o funcionamento de cada uma. Agora, você deve escolher a alternativa que mais se adequa ao seu grupo ou projeto em questão.

Após seguir todas essas etapas, a decisão mais eficiente e que melhor te direciona ficará clara e você conseguirá ganhar a partida, ou em casos gerais, vai ter a certeza de que através da organização e do planejamento, a estratégia te levou a tomar a decisão correta e consequentemente a atingir a meta inicialmente selecionada.

Com isso, esperamos que esse artigo te ajude a melhorar as suas tomadas de decisões no seu dia a dia em seus projetos.

Na Núcleo Consultoria Jr, sempre temos que tomar decisões difíceis e essas estratégias são indispensáveis, assim, caso tenha sido útil compartilhe nosso texto em suas redes sociais e não deixe de seguir a gente.

Caso haja necessidades, fique à vontade para escrever um feedback para que assim, possamos produzir conteúdos cada vez melhores.


#planejamentoestrategico #estrategia #organização #empresa #planejamento