• Beatriz Freitas

Como a captação de água da chuva pode influenciar nas questões ambientais

Atualizado: 2 de mai.


Você já parou para pensar na quantidade de água potável é gasta todos os dias em nossos lares?

E você sabia, como a captação de água da chuva pode contribuir para o meio ambiente, visto que a água é um dos recursos naturais finitos?



Caso não, leia o nosso artigo e entenda como essa prática pode beneficiar o meio ambiente.

Então, mas o que é a captação de água da chuva?

Bem, esse método é uma maneira mais eficaz de se obter um bom aproveitamento da água, e também é uma opção mais vantajosa em relação à questão financeira, ou seja, você economiza e ainda contribui para o meio ambiente.

Vale ressaltar que, essa prática proporciona o uso da água para diferentes funções. Como por exemplo, no âmbito da agricultura, pode ser utilizada na irrigação de hortas, pomares, e ser útil na limpeza de máquinas agrícolas. Já em outros contextos, pode ser aproveitada na limpeza de carros, afazeres domésticos, e entre outras utilidades. Desde modo, a água é direcionada apenas para essas atividades pois seu uso não é indicado para consumo humano. Isso ocorre devido ao fato que a água passando por tudo um processo, no qual será explicaremos, ainda pode haver a presença de fragmentos de poeiras e/ou outras substâncias.

E como a captação de água da chuva pode ser colocada em prática?

É importante salientar que, um dos sistemas mais populares para cumprir essa tarefa é o uso de calhas e, é exatamente esse método que será exemplificado.

Em primeiro plano, a água será captada por meio das calhas, e então será direcionada a uma espécie de filtro responsável por dissipar todo e qualquer resquício de impurezas presentes.

Em seguida, será levada para um armazenamento no qual terá a presença de um freio de água em que exercerá a função de impedir que esse fluido possa estremecer a quantidade de líquido que já se encontra na cisterna. Por fim, a água será conduzida para a caixa d’água, e depois será encaminhada para ser utilizada em suas respectivas atribuições.

Segundo informações da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2050 a falta de água terá afetado dois terços de toda população mundial. Sendo assim, é necessário focar em meios para que esses dados não aumentem progressivamente.

E como a captação de água pode beneficiar o meio ambiente?

Cabe mencionar que, esse método é considerado altamente sustentável, pois além de auxiliar no combate contra a crise hídrica, também ajuda drasticamente no índice de diminuição de possíveis enchentes devido ao menor volume de água da chuva recorrentes em esgotos, rios e lagos.

Outro fator a ser considerado são nos casos ligados à agricultura, pois na maioria das vezes, desencadeia se o pensamento de que por ter uma nascente próximo a região esse recurso tão precioso não chegará ao fim, porém isso é um equívoco muito comum.

Portanto, o aproveitamento da água está diretamente conectado as boas práticas sustentáveis. É válido ressaltar que, se todos os indivíduos se preocuparem em adotar medidas para reduzir a escassez da água, isso beneficiará as próximas gerações.

E, uma das melhores formar de divulgar essas ideias é por meio de uma educação consciente, ou seja, se desde da base escolar as pessoas forem ensinadas que os recursos hídricos podem acabar e que para um melhor aproveitamento da água uma das dinâmicas mais efetivas é a captação de água da chuva, não só a população irá ganhar com isso, mas também iremos causar menos impactos negativos ao meio ambiente.

Um fato curioso é que em São Paulo ocorre o movimento “Cisternas Já”. Esse movimento é uma maneira que os cidadãos encontraram de lutar contra a crise de água, e capacitar aqueles que desejam implementar a captação de água da chuva. Muito interessante essa iniciativa, não é mesmo?

Não é incrível como a captação de água pode ser tão gratificante para a nossa vida?

Diante de tantos benefícios apresentados neste artigo, gostaria de dizer que nós da Núcleo Consultoria Jr executamos esse serviço incrível sempre buscando levar conosco nossos valores de zelar pelos clientes, ter responsabilidade socioambiental, e não menos importante nos mostramos apaixonados pelo o que fazemos.

Para conhecer mais sobre esse e os demais serviços, venha conferir o nosso site!