top of page

A utilização de blogs empresariais como ferramenta de comunicação

Você já pensou em criar um blog para sua empresa?


O blog é um meio de comunicação muito popular e utilizado para produção de conteúdo na internet, sendo utilizado como um site pessoal ou profissional. Nesse artigo você irá descobrir o que é e como surgiu os blogs, a importância de criar blogs empresariais como ferramenta de comunicação e seus benefícios.




Você já pensou em criar um blog para sua empresa? O blog é um meio de comunicação muito popular e utilizado para produção de conteúdo na internet, sendo utilizado como um site pessoal ou profissional. Nesse artigo você irá descobrir o que é e como surgiu os blogs, a importância de criar blogs empresariais como ferramenta de comunicação e seus benefícios.


Afinal, o que é um blog e como surgiu?

Blog é um meio de comunicação, onde pode ser destinado para meio pessoal, em que pode ser postado sobre diversos assuntos, tais como culinária, moda, cabelo, ou podem ser destinados por meio empresarial como estratégia, mantendo sempre atualizado com assuntos de interesses para o público e seus clientes. O blog surgiu por volta de 1994, criado pelo cientista Claudio Pinhanez, com o intuito de contar um pouco sobre sua vida. Logo depois, um estudante americano, Justin Hall criou o “Links.net” que tinha o mesmo intuito de contar sobre sua vida. Não demorou muito para que outras pessoas fizessem o mesmo, onde eram utilizados como diários virtuais, não tendo ainda a finalidade dos blogs dos dias de hoje. Com o avançar do tempo e o sucesso dos blogs, os usuários passaram a compartilhar resenhas, tutoriais e diversos assuntos que chamavam atenção do público. Já nos dias de hoje os blogs apresentam uma linguagem simples e objetiva, sendo muito utilizado também como meio de comunicação das empresas.


Qual a importância de criar blogs empresariais?

A criação do blog para empresa, é uma estratégia de suma importância para manter seus clientes informados e conectados com a empresa, tendo também o intuito de sanar qualquer dúvida que o cliente possa vir a ter sobre assuntos que englobam a empresa. Outro fator importante é educar o público-alvo, em que o objetivo dos conteúdos é ensinar o público sobre o mercado, produtos ou serviços.


Benefícios dos blogs empresariais

  • Maior visibilidade, com divulgação e compartilhamento de seus conteúdos, onde é respondida dúvidas frequentes de seus clientes, mais pessoas vão acessar o blog.

  • Maior oportunidade de negócio, com o acesso em seu blog e compartilhamentos, existe maior chance de melhorar seu posicionamento no google, facilitando as pessoas a acharem seu site.

  • Gerar credibilidade para a empresa, quando a empresa desenvolve conteúdos explicativos sobre determinado assunto, vai mostrar para seus clientes, que a empresa entende sobre o assunto e tem domínio sobre aquilo.

  • Garantir a comunicação com o cliente, com a criação dos blogs, os clientes tendem a ter maior interação com a empresa, tendo também opções de compartilhamentos e área de feedbacks, em que os clientes podem expor suas opiniões.

  • Baixo custo, por existir plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento que você pode começar a usar, como por exemplo o WordPress, que é muito utilizada atualmente. Outro fator é a divulgação do seu blog que também pode ser feita por meio das redes sociais de forma gratuita.


Como implementar:

Primeiramente se faz necessário realizar estudos específicos, como o seu objetivo de uso. Diante disso, é necessário conhecer características importantes, hábitos e as dores do seu cliente ideal para ajudar a entender quais assuntos irão ser abordados no seu blog para atrair a atenção do seu cliente. Logo, a equipe pode começar a planejar o conteúdo, onde é importante escolher palavras-chave que sejam relevantes para ajudar a atrair mais visitantes por meio do google, engajando o seu blog.

Espero que esse artigo tenha lhe agregado de alguma forma e tenha ajudado a respeito do entendimento e a forma de implementar o blog no dia a dia de sua empresa. Esperamos que você consiga aderir essa prática em sua empresa! Nós da Núcleo Consultoria Jr já implementamos o blog em nosso dia a dia, desta forma, temos nos tornado mais assertivos. Se quiser saber mais, podemos ajudar você nessa jornada, basta navegar um pouco mais em nosso site ou entrar em contato conosco!




Comments


bottom of page