• Weng Carlos

A importância das Soft Skills para atuação do profissional dentro do mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mas você já parou para pensar nas suas principais capacidades e como desenvolvê-las para atender os desafios constantes das organizações?

Sabia que investir no seu processo de adaptabilidade pode colocar você em uma posição de evidência no seu ambiente profissional? Curioso? Então, venha conferir algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho.



As Hard Skills são competências técnicas que o sistema educacional nos prepara a todo momento para memorizar novas informações, fórmulas químicas e funções morfológicas para sermos bons profissionais técnicos. No entanto, ficamos à mercê quando se trata de habilidades como inteligência emocional, comunicação assertiva, trabalho em equipe, liderança e resiliência. Essas habilidades comportamentais estão relacionadas à personalidade de um profissional, são chamadas de Soft Skills.


O ambiente de trabalho no passado era mais estável e com poucas mudanças, hoje a realidade é totalmente diferente. As empresas precisam se reinventar constantemente todos os dias para se manter competitivas e ter um time engajado, preparado frente a essas mudanças, é essencial. Portanto, o desenvolvimento de Soft Skills é determinante para o sucesso profissional do indivíduo.


Que tal alguns exemplos? Separamos algumas das principais Soft Skills para se destacar no mercado de trabalho:


  • Resiliência: Ter boa postura para compreender e interpretar falhas, criando assim novos caminhos com base em experiência e aprendizado.

  • Colaboração: Saber trabalhar em grupo é essencial. O comprometimento da equipe implica no sucesso do projeto e para isso é importante que o time esteja em harmonia.

  • Flexibilidade: Estar preparado às mudanças do meio do caminho e saber lidar com imprevistos, bem como antecipá-los.

  • Trabalho sob pressão: Muitas das vezes as expectativas costumam ser altas e daí surge a necessidade de aprender a suportá-las e administrá-las.

  • Comunicação eficaz: Se comunicar de forma clara e eficaz é crucial dentro das empresas, pois é a habilidade mais utilizada na maior parte do tempo.

  • Liderança: Estar engajado e saber motivar grupos ajuda no desenvolvimento do projeto. Um sentimento de empolgação de uma pessoa pode se espalhar pro coletivo.

  • Gestão do tempo: Administrar o tempo significa aproveitar e definir prioridades. Ser organizado é ideal para entregar bons resultados.


Como implementar?


Então, por onde começar? Desenvolver essas habilidades não é fácil, algumas delas fazem parte do nosso cotidiano e outras são aplicadas em situações mais específicas. O autoconhecimento é imprescindível para sabermos o que melhorar e ajuda a identificarmos nossas forças e fraquezas. Precisamos estar aptos às mudanças, pensar fora da caixa trazendo ideias inovadoras, aprender com nossas experiências, mas sempre permanecendo ativo e motivado nos próprios objetivos.


Focar no futuro acaba trazendo preocupações e a ansiedade toma conta de si, mas nos expor a essas situações que nos tiram da zona de conforto são importantes para o nosso desenvolvimento comportamental. São exatamente essas experiências que nos ajudam a desenvolver inteligência emocional, que se soubermos aproveitá-las, servem para nos fortalecer e autoconhecer.


Ser aberto a ouvir críticas e feedbacks


Aprender com os erros, entender novos processos e observar atentamente lhe traz vantagens. O feedback nem sempre é bem recebido ou bem executado e muita das vezes é visto como ameaça, mas trata-se de uma ferramenta importante para a evolução da qualidade profissional. É por meio da autocrítica que o reconhecimento dos pontos a aprimorar são expostos a si mesmo. Seja sincero consigo mesmo e absorva de fato as informações para construir bons argumentos.


Benefícios


As Soft Skills estão cada vez mais procuradas pelo RH no mercado de trabalho. Um indivíduo com inteligência emocional e comportamental é um diferencial que o coloca mais preparado frente às adversidades. Dessa forma, as Soft Skills potencializam o valor do profissional e otimizam seus resultados, algo essencial para sua contratação e retenção.


E aí? O que achou? Essas foram apenas algumas das habilidades comportamentais que podem te destacar no ambiente profissional. As empresas buscam profissionais que geram resultados e que sejam inovadores. Nós da Núcleo prezamos por uma equipe sempre engajada e motivada. Desenvolvemos as Soft Skills da nossa equipe através de treinamentos e atividades interativas para que estejamos sempre prontos para atender às necessidades dos nossos clientes. Para nos conhecer um pouco mais e nossos serviços, venha conferir nossas redes sociais!


#SoftSkills #InteligênciaEmocional #Liderança #Autoconhecimento #TrabalhoemEquipe #CompetênciasTécnicas #MercadodeTrabalho