• Isadora de Jesus

Estação de tratamento de água

Você já parou para pensar como que a água chega na sua casa limpinha para uso?


Bom, talvez você não saiba, mas antes ela passa por diversos processos de tratamento em uma espécie de fábrica gigante conhecida como Estação de Tratamento de Água, ETA. O tratamento da água é essencial para que possamos realizar diversas atividades, como lavar a roupa, tomar banho, cozinhar, entre outros. A água vem dos rios e represas cheia de impurezas, com peixes, folhas, areias e muitas bactérias e, portanto, passa por diversas fases até poder ser utilizada, podendo passar cerca de 3 horas dentro da estação para completo tratamento.


A primeira etapa do tratamento de água consiste na captação da água, que pode demorar mais que seu tratamento dependendo da localização da fonte. O corpo d’água deve ser classificado de acordo com a Resolução do Conama no 357/2005, além disso a região ao redor deve ser analisada para verificação de possíveis atividades industriais ou agrícolas. Posteriormente a água passa por um sistema de gradeamento no qual são retirados materiais maiores como folhas, galhos, troncos e até mesmo peixes.


Em seguida, a água passa por um tanque no qual receberá uma quantidade considerável de cloro para que retirar todo material orgânico e deixar os metais menos solúveis. De lá a água vai para etapa coagulação, na qual um agente coagulante, geralmente o Sulfato de Alumínio é adicionado para promover a desestabilização das partículas de sujeira. A etapa seguinte consiste na floculação, na qual através da mistura lenta da água, os sólidos se aglutinam em flocos maiores que são levados para outro tanque e decantam por ação da gravidade.


A água passa por filtros composto por carvão, areia e pedras, de diferentes tipos e tamanhos para retirar impurezas menores que não foram eliminadas nos processos anteriores. Então, são adicionados cloro e flúor, esse último para prevenir a formação de cárie na população.

O processo de tratamento de água, entretanto, também pode ser utilizado por empresas para reaproveitamento da água utilizada em seu processo. Para isso uma estação similar a descrita anteriormente é utilizada e formulada de acordo com a qualidade e quantidade de água provinda do processo.


A Núcleo Consultoria, auxilia no processo de confecção e implementação da ETA em uma empresa. A água é incialmente coletada, levada ao laboratório e então uma estação de tratamento especialmente para o caso é elaborada.


Venha conhecer esse serviço!



#ETA #Estaçãodetratamentodeágua

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

2012-2020 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados