• Facebook
  • Instagram

(21) 9 8502-5719

2012-2019 Núcleo Consultoria. Todos os direitos reservados

projetos

realizados

Neutralização de CO2
Cliente: Radix
Gerente: Lohanne Ferreira
Layout de tubulação de incêndio
Cliente: Preserva Jr
Gerente: Lucas Viriato

A Radix é uma empresa nacional de engenharia e desenvolvimento de software, que oferece serviços e soluções de tecnologia, visando atender as principais indústrias de processo do Brasil e do mundo. Com o intuito de assumir um compromisso com o meio ambiente, a empresa nos procurou em busca de uma forma de compensar o seu impacto causado pela emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Assim, a Núcleo Consultoria fez o cálculo da emissão de CO2 e a recomendação da quantidade de árvores necessárias para a compensação do mesmo.

O cálculo da emissão foi baseado nos dados da empresa, levando-se em conta todos os fatores que impactam o meio ambiente, e através do uso de uma metodologia. Esse projeto contribuiu com benefícios para a empresa, tais como, vantagem competitiva, atendimento aos requisitos legais e minimização dos impactos negativos perante os seus stakeholders. Em vista disso, o cliente ficou extremamente satisfeito com a qualidade do que foi recebido.

A Preserva Jr é uma empresa júnior da UFLA com projetos e consultoria na área ambiental e sanitária localizada em Lavras – MG. A empresa nos procurou visando um benchmarking dentro da área de layout de tubulação. Percebendo a complexidade do projeto, repassaram o projeto para a Núcleo Consultoria.Para a construção de um layout de tubulação de incêndio foi necessário estudar sobre as normas ABNT da região (MG). Além da criação do Layout da tubulação de incêndio, foi planejado o diâmetro das tubulações, para que as mangueiras tivessem a vazão mínima pedida por lei.

Foi necessária a alocação de um sistema de bombas que visava manter a pressão do sistema adequada perante a ABNT.

Foi entregue o Layout da tubulação de incêndio do prédio, cálculos do sistema de bombas, diâmetro da tubulação e qual material ser deve usado para tubulação. Com a construção desse layout o prédio pôde estar regularizado e apto a ser habitado dentro das normas de segurança locais.

com qualidade

Dimensionamento de Tubulação Hidráulica
Cliente: Adriana Pereira
Gerente: Pedro Velasco
Rotulagem Nutricional
Cliente: Casa do bolo Nordestina
Gerente: Lynn Rykiel

A Sra. Adriana possui um condomínio em Nova Iguaçu – RJ, e nos procurou com a necessidade de individualizar a medição de água nos apartamentos. Para entregar a solução do problema encontrado, realizamos o dimensionamento da tubulação segundo a legislação vigente na localidade. 

O dimensionamento baseia-se no cálculo do diâmetro do tubo juntamente com a escolha do material mais adequado.

Para isso faz-se a avaliação de vários parâmetros, assim como a vazão, a quantidade de curvas na tubulação e a potência da bomba.

A entrega para a cliente foi feita através da planta baixa da tubulação e de uma planilha de controle para medição de água. Com realização desse projeto, diversos benefícios foram adquiridos, dentre eles é válido ressaltar o impacto na economia de água para os inquilinos, causado pela conscientização dos mesmos, e a redução da inadimplência. Desse modo, as expectativas da cliente foram atendidas o que a deixou muito satisfeita com o resultado.

A Casa do bolo Nordestina é uma empresa de fabricação de produtos de confeitaria com predominância de produção própria, localizada em Itaguaí – RJ. O cliente nos procurou visando aumentar sua competitividade frente a outras empresas de confeitaria, adquirindo a Rotulagem Nutricional de seus produtos.

O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado pela ANVISA no Brasil desde 2001. Através da rotulagem nutricional, incluem-se, por exemplo, o valor energético, valores de gorduras totais, proteínas, sódio, etc.

Além do caráter obrigatório, o produto comercializado conquista a confiança de seus clientes, agregando valor e credibilidade frente ao mercado competitivo. Sendo assim, através da obtenção das receitas de cada bolo, suas respectivas informações nutricionais puderam ser calculadas, segundo os dados utilizados na produção dos bolos e foram elaborados os rótulos nutricionais com uma arte para cada um dos produtos, todos seguindo as normas estabelecidas pela ANVISA.

E profissionalismo

Manual Boas Práticas de Fabricação
Cliente: Berinjella com Pimenta
Gerente: Daniele Oliveira
Rotulagem Nutricional
Cliente: Dom Poneone
Gerente: André Miguel

O Berinjella com Pimenta é um restaurante self-service localizado na Ilha do Governador – RJ. Em busca da adequação às normas da ANVISA, o cliente nos procurou para a elaboração desse manual.

O Manual de Boas Práticas de Fabricação tem como objetivo descrever o trabalho executado no estabelecimento e instruir sobre a forma correta de executá-lo. Logo, contém as práticas adequadas de organização e higiene que garantem a segurança dos alimentos. 

 Além disso, traz outros benefícios, tais como, o padrão de qualidade dos alimentos, rapidez nos processos e o melhor controle das matérias-primas.

Dessa forma, realizamos a elaboração desse manual a partir do levantamento das atividades executadas no restaurante, analisando todos os itens requeridos na RDC nº 216 da ANVISA. Dentre essas, as atividades críticas foram detalhadas através de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), contendo as instruções sequenciais das operações e a frequência de execução. E visando um melhor controle da aplicação das práticas, também foram entregues tabelas de controle dos itens analisados.

A empresa Dom Poneone é uma fábrica de linguiças estabelecida há mais de 20 anos no mercado, localizada em Silva Jardim – RJ. A cliente veio até nós com o intuito de fazer uma rotulagem nutricional para seus diferentes tipos de linguiças.

O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado pela ANVISA no Brasil desde 2001. Através da rotulagem nutricional, incluem-se, por exemplo, o valor energético, valores de gorduras totais, proteínas, sódio, etc. Além do caráter obrigatório, o produto comercializado conquista a confiança de seus clientes, agregando valor e credibilidade frente ao mercado competitivo.

Foram feitas análises físico-químicas das linguiças no Laboratório Analítico de Alimentos e Bebidas (LAAB), localizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para que os dados obtidos fossem compilados e utilizados na elaboração da rotulagem nutricional, junto com a analise dos ingredientes em cada linguiça para que fossem organizados na ordem de composição e de acordo com as normas da ANVISA.

SOLUÇÕES ELABORADAS PARA VOCê